segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Coleção Elefante - Grupo Ediouro; uma volta ao passado.

      Esta postagem é dedicada àqueles livros velhos e amarelados de nossas estantes que foram lidos no passado e ainda permanecem em nossas memórias, como uma leitura marcante que levaremos para toda a vida. O livro a que eu mesmo me refiro se chama "O Mistério da Casa Amarela", era o último livro da série de 3 livros, mas, como todo bom livro, pode ser lido isoladamente, sem que o "leia os outros livros na ordem" percam a sua magia. Recomendo apenas que não leia a introdução por conter spoilers sobre os outros livros, se ainda insiste e ter uma leitura pura, apesar de começar pelo final.
      No final daquele livro de pouquíssimas páginas (todo livro de 600 é ótimo por conter mais conteúdo, mas as leituras rápidas também possuem o seu prazer) existem aquelas propagandas para que as editoras atraiam a atenção de mais leitores para seus livros. Como este conteúdo provavelmente é da década de oitenta ou começo da noventa, decidi compartilhá-lo com vocês, para que possam também ter alguma ideia de novos títulos que, ao passar de décadas, ainda consquistam a atenção de novos leitores. O conteúdo escrito a seguir é reproduzido integralmente do livro "O Mistério da Casa Amarela", todos os direito reservados, sendo a proposta do post única e somente a divulgação do que já fora parte da leitura um dia. Apenas algumas imagens foram adiconadas a mais para ilustrar as capas da coleção elefante desta edição. Boa leitura.


Coleção Elefante


Grupo Ediouro – Editora Tecnoprint S.A.

(até 17 anos)

 

Os grandes clássicos da literatura universal estão ao alcance dos leitores que já dominam linguagem mais aprimorada. Com finalidade de adaptar a linguagem e a abordagem do tema a um público de leitores jovens, esses clássicos foram recontados por Carlos Heitor Cony, Fernando Sabino, Paulo Rónai, Marques Rebelo e outros escritores brasileiros consagrados. Muitas dessas obras podem ser encontradas na Coleção Universidade, onde os textos originais são respeitados fielmente.
(Nota: O livro não possui data específica de edição.)
...

Os livros de um S custam o mesmo, os de SS custam 2xS, os de SSS 3xS e os de SSSS 4XS.
(Nota: Não referência de preço, apesar de acreditar que custassem cruzeiros na época.)

...

A Coleção Elefante em ordem alfabética por autores.
(Nota: constam apenas alguns da coleção. Além destes há a série de mistérios de Gertrude Chandler Warner: “O Mistério do Vagão”, “O Mistério da Ilha” e o “Mistério da Casa Amarela”; entre outros, para 12 e 17 anos.)

...

 

Alcott, Loulsa May

 (representação de capa - a respectiva referente a esta coleção e edição não foi encontrada)

UM COLÉGIO DIFERENTE

(LITTLE MAN)

Texto em português: Herberto Sales

N.º 31878 = SSSS

Um Colégio Diferente é a história da divertida escola da simpática tia Jo. Lá acontece de tudo. Você vai adorar conhecer esse grupo divertido.

 

AS FILHAS DO DR. MARCH

(LITTLE WOMEN)

Herberto Sales

N.º 48224 = SSSS

Quatro irmãs muito diferentes. Como em todas as famílias elas brigam, mas acima de todas as disputas o amor que as uniu na infância acompanhou-as por toda a vida.

 

Andersen, Hans Christian

 

O mago da literatura infanto-juvenil, um dos autores mais lidos em todo o mundo. Seus livros para o público jovem – contos fantásticos, histórias e fábulas – foram traduzidos em inúmeras línguas.

 

DAQUI A MILÊNIOS E OUTROS CONTOS

Pepita de Leão

N.º 12068 = SSSS

 

O HOMEM DE NEVE E OUTROS CONTOS

Pepita de Leão

N.º 92069 = SSSS

 

A MENINA QUE PISOU NO PÃO E OUTROS CONTOS

Pepita de Leão

N.º 92063 = SSSS

 

O PATINHO FEIO E OUTROS CONTOS

Pepita de Leão

N.º 62065 = SSSS

 

A PEQUENA SEREIA E OUTROS CONTOS

Pepita de Leão

N.º 42066 = SSSS

 

O PRESENTE DA FORTUNA E OUTROS CONTOS

Pepita de Leão

N.º 22070 = SSSS

 

A RAINHA DA NEVE E OUTROS CONTOS

Pepita de Leão

N.º 12062 = SSSS

 

A ROUPA NOVA DO IMPERADOR E OUTROS CONTOS

Pepita de Leão

N.º 22067 = SSSS

 

O ROUXINOL E OUTROS CONTOS

Pepita de Leão

N.º 82064 = SSSS

 

O SOLDADINHO DE CHUMBO E OUTROS CONTOS

Pepita de Leão

N.º 32061 = SSSS

 

Austen, Jane

 

ORGULHO E PRECONCEITO

Paulo Mendes Campos

N.º 71635 = SSSS

INCLUÍDO ENTRE OS MELHORES CLÁSSICOS DA HUMANIDADE.

A chegada de um jovem rico e solteiro àquela pequena cidade do interior da Inglaterra, tradicionalista e puritana, desperta o interesse e a cobiça das famílias locais. Todos vêem nele a possibilidade de um “casamento perfeito” para suas filhas. Mas o amor puro e sincero acaba vencendo.

 

Autores Anônimos

 

LAZARILLO DE TORMES

Marques Rebelo

N.º 90152 = SSSS

UM DOS PONTOS ALTOS DA LITERATURA UNIVERSAL

A comovente história de um menino que a força do destino obrigou a levar uma vida errante. Apesar de tudo ele não perde a capacidade de amar.

 

EL CID

Ganymédes José

N.º 12093 = SSSS

Um bravo e destemido guerreiro. Ele lutou com todas as suas forças para tornar livre a sua pátria. Lutando contra a intriga dos invejosos ou contra o inimigo invasor ele soube mostrar-se fiel ao rei e as suas convicções. Mouros e cristãos respeitavam EL CID por sua coragem e lealdade. Seu nome tornou-se uma lenda que atravessou milênios.

 

TRISTÃO E ISOLDA

Cecília Casas

N.º 51958 = SSSS

Uma das mais belas e comoventes histórias românticas de todos os tempos, comparável em grandeza a Romeu e Julieta. A tragédia desse amor inspirou a Wagner uma das mais aplaudidas óperas.

Dois amantes vivendo em um mundo dividido por disputas entre senhores feudais, compromissos invioláveis entre nobres e bravuras cavalheirescas. A coragem de Tristão venceu todos os desafios para proteger Isolda.

 

Balzac

 

EUGÊNIA GRANDET

Marques Rebelo

N.º 11607 = SSSS

O velho Grandet é um homem totalmente transtornado pela cobiça e avareza. Para impedir um casamento que não lhe trouxesse vantagens financeiras, ele mantém cativa sua própria filha cativa.

(representação de capa - a respectiva referente a esta coleção e edição não foi encontrada) 

PAI GORIOT

Miécio Táti

N.º 90751 = SSSS

Balzac é considerado o fundador do romance realista. Suas histórias retratam a fraqueza, a insegurança e os males da sociedade. Pai Goriot é a história de um pai amoroso e estremado abandonado pelas filhas que tanto amava.

 

Beaumarchais

 

O BARBEIRO DE SEVILHA

Cora Rónai e Paulo Rónai

N.º 41600 = SSSS

Duas divertidíssimas comédias de enorme sucesso em todo o mundo, cujo personagem principal é Fígaro, o parisiense típico que atrai todas as simpatias.

 

Bernardin de Saint-Pierre

 

PAULO E VIRGÍNIA

David Jardim Jr.

N.º 92094 = SSSS

Paulo e Virgínia vivem de acordo com as leis da natureza, desprezando a riqueza e a hipocrisia da corte. Em um pequeno paraíso isolado, eles amam-se de forma sincera, com a fervura e inocência dos adolescentes. Paulo e Virgínia simbolizam os ideais de liberdade, respeito e sinceridade que o autor sempre defendeu em suas obras.

 

Biasco Ibanês

 

SANGUE E AREIA

Paulo Silveira

N.º 41919 = SSSS

Desde menino João Galhardo foi fascinado pela arena e pelos touros. Cresceu destemido e não tardou a tornar-se ídolo da arena. No auge da fama conheceu Dona Sol, uma mulher fascinante que faz com que João esqueça-se de tudo e todos. Levando uma vida desordenada acaba conhecendo o fracasso. A obra consagrou o seu autor. Adaptada para o cinema com Rita Hayworth e Tyrone Power nos principais papéis.
(Nota: Não consegui encontrar a imagem original da capa)
 

Boutroux, Alice

 

DOIS OLHOS DENTRO DA NOITE

Sérgio Teixeira

N.º 62034 = SSSS

Daniel e Helena jamais poderiam imaginar que aquelas férias iriam se transformar em um grande pesadelo. Um velho casarão, rumores estranhos, faltas repentinas de energia, vizinhos sinistros, tudo planejado para afastar os dois irmãos dali. Mas eles acabam descobrindo o mistérios assustador que envolvia o velho casarão.

 

Brontë, Charlotte

(capa representativa - a respectiva da coleção e edição não foi encontrada)
 

JANE EYRE

Miécio Táti

N.º 11728 = SSSS

Jane é uma órfã acolhida por uma tia que a trata com crueldade. Aos 10 anos ela é enviada a um orfanato. Aos 18 anos torna-se governanta de um velho solar, onde acaba por descobrir o amor e viver um intenso e apaixonado drama.

 

Brontë, Emily

 

O MORRO DOS VENTOS UIVANTES

Herberto Sales

N.º 41743 = SSSS

A MAIOR HISTÓRIA ROMÂNTICA DA LITERATURA INGLESA, PUBLICADA HÁ MAIS DE UM SÉCULO ELA CONTINUA A DESAFIAR O TEMPO.

O estranho e sombrio proprietário do solar do Morro dos Ventos Uivantes guarda um segredo. Um mistério que envolve um caso de amor contrariado pela inveja e ambição de muitas pessoas. Uma história fascinante onde amor, ódio e vingança se misturam.

 

Cervantes

 

DOM QUIXOTE

Orígenes Lessa

N.º 61675 = SSSS

A princípio Cervantes pretendeu satirizar os romances de cavalaria. Mas acabou criando uma obra-símbolo. Dom Quixote e Sancho Pança encarnam a eterna contradição em que vive o ser humano, dividido entre o sonho e a realidade.
(Nota: Não consegui encontrar a imagem original da capa)
 

Chaucer

 

OS CONTOS DE CANTEBURY

Fernando Sabino

N.º 21971 = SSSS

Os mais variados personagens da sociedade inglesa de então narram suas histórias fantásticas, românticas e burlescas. Qual a melhor história? Você é quem deve escolher.

 

Conrad, Joseph

(representação de capa - a respectiva referente a coleção e edição não foi encontrada)
 

LORDE JIM

Cordélia Dias d’Aguiar

N.º 21016 = SSSS

UM DOS MAIS CÉLEBRES ROMANCES DE AVENTURA DA LITERATURA INGLESA.

Um inquieto jovem abandona a vida pacata e tranquila da sua província para enfrentar os perigos do mar. O mar transforma o rapazola em um homem; um homem que tornará seu sempre lembrado como lenda.

 

Cooper, Fenimore

 

(representação de capa - a respectiva referente a esta coleção e edição não foi encontrada)
 

O ÚLTIMO DOS MOICANOS

Miécio Táti

N.º 41662 = SSSS

 

Cooper conseguiu captar os sentimentos e valores do Índio americano como nenhum outro. Ele viu e retratou o índio como um nobre selvagem em um conflito desesperado contra o avanço incontrolável da civilização branca.

 

Daly, Maureen

 

VERÃO DE AMOR

Luiz Fernandes

N.º 62048 = SSSS

A MAGIA E O DESLUMBRAMENTO DA DESCOBERTA DO AMOR.

Livro premiado.

 

Dante

 

A DIVINA COMÉDIA

Marques Rebelo

N.º 91603 = SSSS

COM ILUSTRAÇÕES DE GUSTAVO DORE.

O poema de Dante foi fonte de inspiração para inúmeros poetas e artistas. A grandiosidade de cenários e imagens tornou a obra imortal.

 

Daudet, Alphonse

 

UM SORRISO TRISTE

Marques Rebelo

N.º 91746 = SSSS

DO MESMO AUTOR DO IMORTAL TARTARIAN DE TARASCON.

Nos primeiros anos de vida ele conheceu o luxo. Depois presenciou o desastre financeiro do pai. A ruína transformou toda a sua vida. Muitos golpes ele sofreu. Mas a esperança ajudou-o a encontrar o caminho para dias melhores.

 

Dickens

 

CONTO DE NATAL

Elsie Lessa

N.º 31640 = SSSS

Um velho avarento e agiota que não ama e não é amado por ninguém. Um dia, na noite de natal, ele recebe um surpreendente visita. Uma visita que transforma toda a sua vida.

 

MEMÓRIAS DE PICKWICK

Orígenes Lessa

N.º 61613 = SSSS

A BONDADE EM SUA FORMA MAIS SIMPLES, ASSIM É PICKWICK.

Pickwick é um homem honesto, crédulo e convencido de que a bondade existe em todos os corações. Talvez o personagem mais comovente de Dickens.

 

DAVID COPPERFIELD

Oswald Waddington

N.º 51698 = SSSS

A vida de um menino da infância à vida adulta. Suas esperanças, dificuldades e tristezas. Vivendo agruras da pobreza e da injustiça, ele descobre também a amizade sincera e desinteressada e o amor.

 

A VIDA DE NOSSO SENHOR

Fernando B. Ximenes

N.º 70842 = SSSS

COM ILUSTRAÇÕES DE GUSTAVE DORÉ.

A história de Jesus Cristo escrita com amoroso cuidado por um pai – Charles Dickens – desejoso de revelar aos filhos os passos de Nosso Senhor.

 

OLIVER TWIST

Marina Guaspari

N.º 00588 = SSSS

A HISTÓRIA DE OLIVER TWIST, DESDE SUA PUBLICAÇÃO, HÁ MAIS DE CEM ANOS, TEM ENTERNECIDO O CORAÇÃO DE LEITORES DE TODAS AS IDADES.

Um garoto órfão padecendo todo tipo de dificuldade que a vida em um orfanato, de métodos obsoletos e rudes, impõe. A fuga era inevitável. Mas mesmo sofrendo ele não se corrompe.

 

A ASSOMBRAÇÃO E A CASA MAL-ASSOMBRADA

David Jardim Jr.

N.º 92122 = SSSS

Um homem vive atormentado pela presença de um espectro que o abandona. Isolado em sua casa, torturado pelas lembranças do passado ele recebe um visitante que transforma toda a sua vida. TERROR, SUSPENSE E EMOÇÃO FAZEM O SUCESSO DESSA HISTÓRIA.

 

Dickson, Carolyn

 

AS OITOS ESPOSAS DE BARBA AZUL

Luiz Fernandes

N.º 82100 = SSSS

Uma profecia selou o nascimento de Gilles. Toda a sua vida foi marcada por esse vaticínio: ele teria oito esposas e possuiria essas esposas totalmente “e somente haveria posse com a última posse, que os homens chamam de Morte”. E assim se deu, Gilles matou 7 de suas esposas e só livrou-se do encanto maléfico quando foi possuído pela oitava esposa, aquela que tinha Morte no nome.

 

Dostoievski

 

CRIME E CASTIGO

Carlos Heitor Cony

N.º 21727 = SSSS

TALVEZ A OBRA MAIS IMPORTANTE DE DOSTOIEVISKI E UM DOS GRANDES CLÁSSICOS DA LITERATURA UNIVERSAL.

Um penetrante estudo psicológico em torno de um crime, cometido por um jovem bom e generoso. A consciência do seu ato leva-o ao delírio. Quando ele encontra Sônia descobre em seu amor a redenção.
(capa original desta coleção e edição não encontrada)
 

Dumas, Alexandre

 

OS TRÊS MOSQUETEIROS

Miécio Táti

N.º 51684 = SSSS

O MAIS FAMOSO ROMANCE DE CAPA E ESPADA JÁ ESCRITO ATÉ HOJE.

A rainha da França este em perigo. O rei e Richelieu, seu ardiloso primeiro ministro, tramam contra ela. É aí que entra em cena D’Artagnan e os três mosqueteiros, numa ação espetacular para salvar a rainha.
(capa original desta coleção e edição não encontrada)
 

VINTE ANOS DEPOIS

Miécio Táti

N.º 11888 = SSSS

AS AVENTURAS DOS TRÊS MOSQUETEIROS CONTINUAM.

Os quatros heróis estão de volta. Maquinações políticas, interesses pessoais e intrigas palacianas envolvem o jovem rei da França. D’Artagnan e seus amigos estão de volta para socorrê-lo.

 

O MÁSCARA DE FERRO

Carlos Heitor Cony

N.º 28256 = SSSS

FICÇÃO E REALIDADE HISTÓRICA SE MISTURAM.

A Bastilha, a terrível prisão francesa, escondia um segredo. Uma máscara de ferro encobria a identidade de um jovem, enquanto um rei reinava despoticamente.

 

O CONDE DE MONTE CRISTO

Miécio Táti

N.º 11678 = SSSS

Vítima de inúmeras calúnias, o marujo Dantès é preso e encarcerado por 14 anos. Quando consegue escapar prepara um piano diabólico para vingar-se de todos que o caluniaram.

 

O CAVALHEIRO DA CASA VERMELHA

Hernâni Donato

N.º 91866 = SSSS

A França vive um período conturbado. Perseguições políticas e vinganças pessoais levaram muitos à guilhotina. O Cavalheiro da Casa Vermelha, misterioso e imbatível, enfrenta sozinho todos esses desafios.

 

OS IRMÃOS CORSOS

Aguiar Macedo

N.º 11638 = SSSS

DOIS IRMÃOS GÊMEOS MARCADOS POR UM DESTINO FATAL.

Quando um deles é morto em um duelo, o outro vêm à Paris disposto a vingar sua morte. A honra de uma dama está em jogo.

 

A TULIPA NEGRA

Miécio Táti

N.º 71618 = SSSS

Cornelius era um jovem pacato. A vida caminhava em prosperidade cultivando suas tulipas. Até que, vítima de intrigas políticas e inveja, ele se vê envolvido em complicadíssimas aventuras.

 

Dumas Filho, Alexandre


(representação de capa - a respectiva referente a coleção e edição não foi encontrada)
 

A DAMAM DAS CAMÉLIAS

Paulo Silveira

N.º 91494 = SSSS

A história de um grande amor contrariado. Dois seres apaixonados que o destino separou para sempre.

 

Feld, Friedrich

 

O NAVIO MAL-ASSOMBRADO

José Moacir Batista

N.º 92032 = SSSS

NARRATIVA DE AÇÃO E SUSPENSE!

Uma tranquila viagem transforma-se em um pesadelo quando aqueles misteriosos passageiros embarcam no Valentina.

 

Flaubert

 

SALAMBÔ

Marques Rebelo

N.º 11851 = SSSS

A vida e os amores da antiga Cartago são ressuscitados. Um romance histórico tão vigoroso quanto Quo Vadis. Quem gosta do gênero não pode deixar de ler.

 

MADAME BOVARY

Miécio Táti

N.º 41855 = SSSS

UM CLÁSSICO DA LITERATURA FRANCESA E UNIVERSAL – A OBRA-PRIMA QUE IMORTALIZOU O GÊNIO CRIATIVO DE FLAUBERT.

Ema Bovary, vive à espera do grande amor romântico da sua vida. Casada um homem simplório, ela procura alguém que represente os seus ideais românticos. E aí que ela encontra o inescrupuloso Rodolfo Boulanger.

 

Fournier, Alain

 

O JARDIM DAS ILUSÕES

Carlos Heitor Cony

N.º 51846 = SSSS

UM AMOR QUE RESISTIU AO TEMPO E À SEPARAÇÃO.

Desde aquele fantástico encontro ele se apaixonou perdidamente e jamais abandonou aquela obsessão.

 

Gautier, Theóphile

 

O ROMANCE DA MÚMIA

Raquel de Queiroz

N.º 70100 = SSSS

UMA HISTÓRIA DE AMOR NO TEMPO DOS FARAÓS.

A história emocionante de uma jovem que viveu há 3500 anos no Egito dos Faraós. Quem seria essa mulher? E porque ocupava um sarcófago destinado apenas aos faraós?

 

O CAPITÃO FRACASSO

Hernâni Donato

N.º 11907 = SSSS

ROMANCE E AVENTURA NO MAIS EMPOLGANTE GÊNERO “CAPA E ESPADA”.

Intrigas amorosas e bravuras cavalheirescas vividas entre castelos medievais. Um estilo que até hoje desperta o interesse e a imaginação dos leitores.

...


 
É só escolher um para ler!

2 comentários:

  1. Tenho reservas quanto a esta coleção pelo fato dos livros virem mutilados. Partes que enriquecem a trama foram simplesmente suprimidas pelos editores. A Máquina do Tempo de H G Wells é um célere exemplo disto.

    ResponderExcluir
  2. De fato, livros clássicos taxados de infanto-juvenis sempre vem picotados de seu original por serem justamente direcionados a um público que não possui uma dialética desenvolvida.
    No entanto, o post se refere aos títulos mais do que a coleção elefante em si, uma vez que é uma lista que acompanhava o livro referido, "O Mistério da Casa Amarela" a qual praticamente ninguém no Brasil chegou a lê-lo - e quando digo praticamente, você deve entender o que quero dizer.
    Obrigado pela leitura.

    ResponderExcluir